Edição 02 | 30 de setembro de 2009  
 
 

Bons frutos em educação ambiental

A Fibria encerrou neste mês o Programa de Educação Ambiental realizado nos municípios de Três Lagoas e Brasilândia (MS) em parceria com a International Paper e a Fundação Espaço ECO. A iniciativa envolveu cerca de 50 mil pessoas e buscou sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação do ambiente. As escolas dos municípios se transformaram em “laboratórios de sustentabilidade”, com a participação de alunos, educadores, pais e comunidade em ações educativas. Entre os bons frutos do programa, que teve a duração de 30 meses, destaca-se a criação dos EcoAgentes – multiplicadores socioambientais que se reúnem em Três Lagoas para elaborar propostas para os desafios do município.

Compromisso com o diálogo

O presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido, visitou recentemente comunidades indígenas, quilombolas e de pescadores vizinhas da empresa no Espírito Santo e no sul da Bahia. O objetivo dos encontros foi ouvir as comunidades e reforçar, em nome da Fibria, o propósito de estabelecer um relacionamento baseado no respeito mútuo e na construção conjunta de soluções, de forma a promover a inclusão social e a preservação do ambiente.

Inclusão digital em Helvécia

Noventa e quatro alunos da comunidade de Helvécia, em Nova Viçosa (BA), comemoraram em 29 de setembro a formatura na primeira turma de informática. A iniciativa de disponibilizar o conhecimento e a tecnologia para os moradores locais partiu da Fibria, em parceria com a Associação Quilombola de Helvécia e a Escola João Martins Peixoto. José da Paz, de 60 anos, um dos alunos do curso, agradeceu a oportunidade em nome da turma, afirmando que foi muito importante a empresa enxergar na educação uma luz para aquele povo. E afirmou: “Quem limita-se por conta da idade, não pensa em si mesmo. Eu não fiz o curso para dar exemplo, mas para progredir”. O curso de informática faz parte do trabalho de engajamento que a Fibria realiza com as comunidades vizinhas de suas florestas.

66 mil novas árvores em Jacareí

O Dia da Árvore, 21 de setembro, marcou também o início do Projeto de Reflorestamento do Viveiro Municipal de Jacareí (SP), uma parceria entre a Fibria e a Secretaria do Meio Ambiente. O projeto prevê o plantio de 66.400 mudas nativas numa área de 40 hectares. Uma equipe técnica da área florestal da Fibria irá coordenar a ação e acompanhar o reflorestamento durante dois anos.

JornalEco disputa prêmio nacional

O JornalEco, jornal de educação ambiental da Fibria para o público infanto-juvenil, foi destaque na 35ª edição do Prêmio Aberje, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, que distingue os melhores trabalhos da atividade em todo o país. São 13 categorias e a premiação é realizada em uma primeira etapa em cinco regionais da Aberje, cujos vencedores disputam em âmbito nacional. O jornal, agora em sua 47ª edição, concorreu na regional São Paulo e foi vencedor na categoria Gestão de Mídia Impressa.

Destaque literário

Maurem Kayna Lima Alves, especialista em meio ambiente florestal da Unidade Guaíba (RS), foi a ganhadora do II Concurso Literário da edição de setembro da revista Piauí (edição 36), que teve 72 concorrentes. Ela foi a mais criativa ao encaixar a frase “Mudemos o uniforme; já”, dada pela equipe da revista, em uma história do seu cotidiano. Maurem sempre gostou de ler e escrever e em 2004 passou a levar a atividade mais a sério. "Fiquei surpresa e orgulhosa ao saber que meu texto foi selecionado, em logo em uma revista do nível da Piauí", conta Maurem. Confira o texto dessa campeã no site.

Você sabia...

...Que a distância média (raio) das florestas de eucalipto da Fibria até as fábricas é de 145 quilômetros? E que a empresa utiliza os modais rodoviário, ferroviário e marítimo para o transporte de madeira. Saiba mais em www.fibria.com.br.

 
 
   
  Fibria Notícias
Informativo eletrônico produzido pela Gerência de Comunicação da Fibria
Alameda Santos 1357 - 2º andar - São Paulo - SP
CEP: 01419-908
Tel: (11) 2138-4088
E-mail: informativo@fibria.com.br


Política de privacidade
 
 
© 2009 Fibria | Todos os direitos reservados TauVirtual