Edição 54 | 27 de outubro de 2010  
 
 

Compromisso com a conservação 1

Dois cadernos de estudos do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, em inglês) com exemplos de boas práticas ambientais da Fibria estão em pauta na décima Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP 10), que ocorre entre 18 e 29/10, em Nagoya, no Japão. As publicações apresentam as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da empresa no Estado do Espírito Santo. Conheça uma das publicações aqui. E acesse o site da COP 10 aqui.

Compromisso com a conservação 2

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Fibria integram a publicação “Empresas aliadas da natureza – as reservas particulares como estratégia ambiental corporativa”. O material contempla 21 RPPNs criadas ou financiadas por empresas de diferentes segmentos, que servirão como exemplos bem-sucedidos para as instituições interessadas criarem as suas próprias. A iniciativa da publicação faz parte do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural, criado em 2003 pelas ONGs Conservação Internacional (CI), Fundação SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy (TNC). O programa já apoiou o processo de criação de 381 RPPNs, além de projetos de gestão de outras 78.

Helvécia em Salvador

O Auto de São Benedito, peça do grupo teatral da comunidade de Helvécia (Nova Viçosa, BA), foi encenado no Largo do Pelourinho, em Salvador, em 24/10, durante o Encontro de Culturas Hereditárias da Bahia. A apresentação atraiu ao centro histórico da capital baiana centenas de pessoas, entre turistas e moradores da região. Com elenco de 64 moradores de Helvécia, a peça é inspirada no livro de poemas de cordel que conta a história do santo negro. Fazem parte da montagem os grupos de capoeira Art-Bahia, Bate Barriga e Quebra Aí e um coral de jovens com idade entre 12 e 17 anos. A produção é resultado de oficinas de teatro, dança, música, criação e confecção de figurinos, realizadas em 2009, em uma parceria entre a Fibria e o ator, coreógrafo e diretor Ciro Barcelos.

Ação voluntária na Bahia

Equipe de voluntários da Fibria, em Posto da Mata (Nova Viçosa, BA), promoveu o Dia da Criança Feliz, em 16/10, e contemplou 75 pessoas, entre crianças e jovens assistidas pelo Centro de Ensino e Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais (Ceape). O evento ocorreu no Grêmio Recreativo e Esportivo Arflo (Grea) e contou com palestra de educação ambiental, concurso de desenho, narração de histórias e sessões de cinema, entre outras atividades.

Boas práticas florestais

Em 20/10, dois profissionais da área de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visitaram a Unidade Florestal Capão Bonito (SP) da Fibria. Com o objetivo de buscar referências de boas práticas, eles conheceram as atividades do viveiro, da silvicultura e da colheita e puderam acompanhar os processos de manejo florestal adotados pela empresa. O Banco reunirá as informações obtidas na visita para preparar um guia de boas práticas no setor florestal.

Congresso de RH

A Fibria patrocinou a 22ª edição do Congresso Estadual de Administração de Recursos Humanos no Espírito Santo, evento que reuniu centenas de profissionais em Vila Velha (ES), entre os dias 20 e 22/10. Foram temas das palestras desafios da gestão, carreira e sucessão, ética nas organizações, entre outros assuntos. Paralelamente, foi realizada a Expo-ABRH – espaço de exibição de inovações e tecnologias na gestão de pessoas adotadas por empresas que atuam no estado. Na ocasião, a Fibria apresentou seus programas na área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, além dos projetos ambientais e sociais da empresa.

Práticas compartilhadas

As boas práticas do programa de apicultura desenvolvido pela Fibria foram apresentadas como um Caso de Sucesso, a convite do Sesi de Três Lagoas (MS), em 22/10, para estudantes e empresários do município. A responsável técnica Evânia Lopes expôs as atividades desenvolvidas desde 2005 nas Unidades Florestais da empresa. Em seguida, ocorreu a palestra sobre Sustentabilidade Empresarial, ministrada por Vitor Seravalli, diretor-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global (ONU) e diretor de Responsabilidade Social da Fiesp.

Você sabia...

...que a Fibria monitora e identifica as aves que circulam em suas áreas florestais? Nas Unidades Florestais Vale do Paraíba (SP) e Capão Bonito (SP) esse trabalho é feito há dez anos e já catalogou 571 espécies de ave. Nas Unidades do Espírito Santo e da Bahia, até junho de 2010 o número de aves registradas nos últimos 20 anos chegou a aproximadamente 137 mil, pertencentes a 64 famílias e 533 espécies distintas. Fazem parte desse total 74 espécies identificadas na relação daquelas ameaçadas. Cerca de 15 mil já foram anilhadas. As aves são importantes indicadoras da qualidade do ambiente, pois reagem ao menor sinal de desequilíbrio.

 
 
   
  Fibria Notícias
Informativo eletrônico produzido pela Gerência de Comunicação da Fibria
Alameda Santos 1357 - 2º andar - São Paulo - SP
CEP: 01419-908
Tel: (11) 2138-4413
E-mail: comunicacaofibria@fibria.com.br


Política de privacidade
Para saber mais sobre a Fibria clique aqui.
 
 
 
© 2010 Fibria | Todos os direitos reservados TauVirtual